domingo, 4 de maio de 2014

RELATO - Amamentação

Não sei nem contar quantas vezes durante a gravidez eu me perguntava "Será que vou ter leite?". Acho que essa é a primeira preocupação de qualquer mamãe de primeira viagem.
Nas 38 semanas nao tive uma gota de leite, e meus seios não chegaram a crescer muito... por isso a dúvida cruel!
Meu outro medo era DOER... me torturava lendo relatos de seios que ficavam em carne viva,mulheres que amamentavam morden)do uma toalha pra não gritar, fora os comentários das pessoas próximas dizendo "Dói mesmo!!". Fiz minha mente da seguinte forma: Se eu conseguir beleza, se não, darei fórmula,fazer o que!".
Então,esse pensamento muda do primeiro segundo que vocÊ vê seu bebe fazendo o movimento de mamar com a boquinha, no caso do meu filho foi logo que fomos para o quarto da maternidade. Você sente que PRECISA amamentar, que ele precisa disso mais que tudo, que é a saúde do seu filho em jogo, isso muda tudo.
Não condeno quem não quer,não conseguiu ou por qualquer motivo não amamentou, este é apenas o meu relato.
Fomos para o quarto e uma enfermeira grossíssima (essa palavra existe?) deu um beliscão no meu mamilo pra ver se saía o tal do colostro, pra minha alegria saiu sim! Eu deitada, acabada da cirurgia, recebi meu bebê para mamar, e que grata surpresa, ele pegou de cara, mas lógico, pegou errado.
O que é pegar errado? Pegar só o bico do mamilo... Essa é geralmente a causa número um das rachuduras e machudados nos seios.
Lógio que ele pegou errado, acabou de nascer, tem que aprender tudo...Mas eu nao fazia ideia de como fazer dar certo.
As primeiras duas ou três mamadas beleza, sem dor, tranquilo...Lá pela quarta que começou a dor, leve até esse ponto.
Durante a madrugada já estava com os mamilos ardendo, e recebi a visita de uma fono (que obviamente nunca amamentou!) para tentar me ajudar... Ela me ensinou 2 maneiras hiper difíceis de amamentar. Uma é a tal da barriga com barriga, que é bem complicado para quem está operada, e a outra foi com o nenem SENTADO, imaginem, eu não tenho conhecimento tecnico nenhum pode ser que ela estivesse certa mas o muleque tinha horas de vida como que eu ia deixar ele sentadinho, era um trabalhão, meu marido ficava segurando as costinhas dele enquanto eu segurava o peito (que era maior que a cabecinha do meu filho rs), um trabalhão só!
Assim fomos no primeiro e segundo dia de vida dele... Quando constatamos que ele estava perdendo muito peso (coisa de 400g) ou seja, não estava mamando direito.
Pedi para o meu marido correr na farmácia comprar a melhor pomada para seios que tivesse, ele trouxe Lanidrat, passava e aliviava, mas não resolvia o problema.
Lembrando que durante a gravidez usei pomada nos seios e usei bucha vegetal - não adiantou de nada.
Eu morrendo de cansaço e dor, ele chorando, berrando de fome...
Nessas horas a gente tem que respirar fundo,tirar forças não sei da aonde, e foi o que eu fiz.
Levantei da cama do hospital, sentei em uma poltrona, e fui tentando mil posições, com muito carinho e paciência com o meu bebê, até que encontramos!
A posição que deu certo para nós foi dobrar uma perna (a do lado que ele ia mamar) apoiar a cabecinha na dobra entre o braço e o cotovelo, barriguinha dele pra cima e cabeça pro lado. Mamou, não doeu, pegou toda a aureola, foi tranquilo.
Assim continuamos, doeu ainda sim pelo menos umas 4 semanas, mas algo suportável, chegando ao primeiro mês já não doia nada.
Resumindo, o que não funcionou comigo:
 - Usar pomada de lanolina durante a gravidez
 - Usar bucha vegetal
 - Posição barriga com barriga
 - Bebezinho sentado para mamar

O que deu certo:
 - MUUUUITA paciência e amor.



Insistam meninas,é dificil sim, talvez meu relato nao seja dos piores, nao tive seios sangrando nem nada, mas espero que ajude aquelas que tenham dificuldades "leves" como a minha.
O leite desceu mais ou menos na segunda semana (antes foi só colostro) e meu filho mama LM exclusivo até agora (está com 3 meses e meio).

Boa sorte a todas e estou aqui para o que puder ajudar!
E você, já amamentou? Está amamentando? Como está sendo a sua experiência?

Um comentário:

  1. Olá Nat... Eu sei o quanto a amamentação é difícil, mas a gente supera, graças a Deus você conseguiu. Adorei o blog. Quando puder dá uma passadinha no meu http://neuras-de-mae.blogspot.com.br/ bjinhos e continua firme que o Christian precisa muito.

    ResponderExcluir