terça-feira, 13 de maio de 2014

Meu parto - Cesárea

Já é hora de contar meu relato de parto, acho que toda mãe leva um tempo para escrever pois a emoção volta toda a flor da pele, a gente acaba revivendo o momento e é um pouco difícil, mas aí vai!



Dia 21-01-2014 minha cesárea foi agendada para as 7:00h da manhã, mas teria que chegar ao hospital as 5:30h para acertar tudo etc.. Não preguei o olho a noite,a ansiedade era a maior da minha vida, ansiosa mas em paz. As 4:20h levantei,tomei um banho,coloquei a roupa,respondi alguns emails do trabalho e fomos nós, eu e meu marido, pegamos a longa avenida de carro, ainda estava escuro mas já tinham algumas pessoas caminhando na rua... fomos conversando tranquilos,muito felizes,nunca vou esquecer aquela viagem de carro... eu estava em estado de graça.
Chegando ao hospital vi o carro da minha mãe parado no estacionamento, estava ela e minha irmã de 12 anos, fiquei muito feliz de vê-las lá, já deu vontade de chorar rs
Carregamos tudo e entramos no hospital, acertamos algumas questões financeiras e eu e meu marido subimos para a maternidade.
Me chamaram para uma "consultinha" e meu marido ficou aguardando na recepção, a enfermeira tirou minha pressão,ouviu o coração do bebê,fez uma entrevistinha e pediu para eu colocar aquela camisolinha de hospital.Feito isso me encaminharam para a enfermaria, o sol começava a raiar pela janela, a TV ligada naqueles jornais matinais, sentia muita paz. Colocaram o soro em mim, e depois a sonda, que ao contrário do que muitos dizem,não doeu nada,é um pouco incomodo mas só isso. Fiquei lá sózinha alguns minutos quando achei que minha bolsa tinha estourado, baixou muito,ficou murchinha de tudo, chamei a enfermeira e ela disse que não tinha estourado não... logo chegou meu médico e eu informei a ele sobre isso e ele disse "É porque chegou a hora mesmo!" eram 7:00h em ponto. Alguns minutinhos depois duas enfermeiras vieram me ajudar a levantar e ir para a sala de cirurgia.
Chegando na sala o coração acelerou,ver a mesa,aquelas luzes,aparelhos... Me deitaram na maca (como é estreita!) e logo veio o anestesista, um amor de pessoa, pediu para que eu sentasse inclinando a coluna para frente e ficar bem paradinha, disse que a anestesia ia doer bem menos que o soro, e não doeu nada, só a picadinha mesmo.
Deitei de novo, colocaram aqueles panos na minha frente, e comecei a sentir uma ânsia terrível, fortíssima mesmo,tinha certeza que ia vomitar, mas como estava de estomago vazio não vomitei, mas era muita náusea, nunca me senti tão mal assim de enjoo, foi quando meu marido chegou na sala e eu disse para ele ficar longe porque eu ia vomitar! Então o anestesista colocou alguma coisa no meu soro e passou em segundos, fiquei bem.
Me perguntaram se eu estava sentindo as pernas anestesiadas e eu só sentia a ponta dos dedos anestesiadas, o resto não, fiquei com medo de não ter feito efeito rss Ai começou a formigar tudo e o médico brincou comigo "Então vamos começar pela unha encravada!" rss
Começaram os cortes, não senti nada, eram 7:12h no relógio. Meu marido ficava olhando tudo, não sei da onde ele tirou coragem, durante o tempo todo segurando minha mão.
Foram poucos minutos de cirurgia quando ouvi que tinha nascido, perguntei pro meu marido e ele confirmou "Nasceu!" ... alguns segundinhos veio o chorinho, mais lindo do mundo, e eu fiquei super ansiosa para vê-lo mas ninguém trazia para mim! Perguntei ao médico se estava tudo bem e ele disse que sim,tudo perfeito.
Falei pro meu marido ir atrás do neném, e ele foi.
Fiquei lá,sendo fechada, quando comecei a sentir muuuuito frio e tremer demais, o médico disse ser normal pois estava aberta e o frio entrava de dentro para fora.
Então veio a enfermeira e meu marido, com aquele pacotinho minúsculo, e eu vi meu bebê pela primeira vez, quietinho, lindinho...dei um beijinho nele e logo levaram ele de novo, e fiquei ouvindo ele abrir o berreiro, que depois descobri que era por causa da vacina BCG que estavam dando.
Eu na maior tremedeira, finalizaram a cirurgia, o médico foi embora e as enfermeiras me transferiram para outra maca e me levaram para sala de recuperação, onde fiquei tremendo por mais 1 hora mais ou menos... Lá deixaram meu bebê em um bercinho ao meu lado, e ele olhava tudo, abria os olhinhos devagar,dava uma choradinha,ouvia minha voz e acalmava...
Finalmente chegou a hora de me levarem para o quarto, fui eu e o baby, saindo da sala vi meu marido, e logo meu pai, todo emocionado em conhecer o netinho... chegamos no quarto e logo começaram as visitas, foi uma alegria só.
Após umas 2h as enfermeiras vieram colocar ele pra mamar, e pegou de cara, como já contei no meu relato de amamentação.
A noite vieram retirar a sonda, é desconfortável, arde um pouco, mas nada insuportável, logo já consegui fazer xixi no banheiro normalmente.
Passei o dia um caco, doida para tomar um banho pois estava aquele calorão de Janeiro, somente a meia noite veio uma enfermeira para me dar banho, "dar banho" assim entre aspas, ela falou "Você consegue vir sozinha?" e eu fui, sozinha, ela ficou lá só pra me dar o shampoo e condicionador... Não me senti mal, só com medo um pouco,mas sem dor. O ruim é tirar os curativos dos pontos, aí que coisa sofrida rss
Tive uma recuperação "tranquila", a única coisa é que tive 2 crises fortes de dor nos pontos que não conseguia me mexer, incrivelmente sempre na hora que meu filho queria mamar...era sofrido pois eu realmente não conseguia me levantar, era uma dor insuportável mesmo, no hospital tiveram que me erguer da maca no colo, e a outra vez foi em casa só eu e meu marido, ele teve que ir me puxando na cama e me levantar retinha para não dobrar a área que doía... mas foram só esses 2 episódios mesmo, de resto foi sossegado. No dia que voltei para casa já dei banho de sol no bebê, trabalhei (sim,quem trabalha em casa não tem folga!! rs) etc...
Digo sempre,prefiro 10 cesáreas a 1 dor de garganta, é um procedimento de médio porte,sim é verdade,são muitos pontos internos, repouso, mas é algo que eu tirei de letra graças a Deus.
O motivo pelo qual eu fiz cesárea foi que já estava entrando em 40 semana, bebê virado mas não encaixado, e o médico disse que não teria porque aguardar mais já que provavelmente não ia encaixar...sim PROVAVELMENTE, eu poderia ter espero o PN? Poderia, claro... mas a ansiedade de mãe de primeira viagem me fez dar ok para a cesárea, talvez no próximo eu aguarde até não poder mais mesmo, para ter o PN ou pelo menos tentar, mas não acho que a cesárea me fez menos mãe ou me deixou incompleta.
Bom,resumidamente foi isso, a melhor sensação da minha vida foi chegar em casa com meu filho em meus braços, saudável, e eu também me sentindo bem. Christian nasceu com 3,400kg e 49,5cm as 7:25h da manhã no dia 21-01-2014. Deu tudo certo,graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário