Quando descobri que estava grávida do meu primeiro filho, aos 25 anos, eu como uma típica ansiosa de carteirinha comecei a pesquisar sobre tudo que envolvia maternidade no Sr. Google, desde parto até alimentação saudável,vacinas etc, e na minha ingenua cabecinha já tracei milhares de planos: parto vai ser normal, amamentação só no peito, alimentos só orgânicos feitos em panela de ágata, atividades todos os dias para desenvolver bem etc etc etc...
Aí veio a realidade, que mudou tudo, é claro que a gente quer o melhor para nossos filhos, mas conseguir cumprir tudo que é o "certo" para mim pelo menos foi impossível.
Quando chegou o segundo filho então, as coisas ficaram mais corridas e o politicamente correto mais longe da vida real.
Então me pego pensando, minha avó dava mamadeira com açucar para meu pai desde que saiu do hospital, e ele ta aí, mais forte que eu, vai viver uns 100 anos pela saúde que têm, entre tantas outras historias que escutamos do tempo das nossas mães a avós que hoje soam "cabeludas" , meu avô sempre conta que lá onde ele cresceu no Nordeste, sua mãe os alimentava com mingau de farinha pura, desde bebezinhos, e mais um exemplo de homem forte e muito saudável...
Lógico, que naquela época informação era só no boca a boca e hoje temos muita consciência do que é melhor para nossas crianças, temos recursos,todas informações a um clique, então não podemos errar por ignorância, mas a questão não é repetir o que era feito a décadas atrás, e sim repensar um pouco, será que sou mesmo uma bruxa por deixar meu filho comer doce? Estou falhando miseravelmente por dar uma mamadeira pra minha filha que fica chorando de fome mesmo depois de mamar no peito? Devo ser condenada a guilhotina pois na correria já meti uns nuggets no forno e dei no almoço pro meu filho? Vixi...
Amigas, quantas vezes eu me deitei na cama a noite com minha cabeça fervendo,e as lágrimas escorrendo me martirizando (sim, EU me martirizo pois minha família nunca me condenou por nenhuma das minhas decisões ou erros) diante de tantos relatos de "meu filho nunca experimentou um danoninho" "mamou no peito até os 4 anos!" "chupeta nunca passou perto" "o quarto deles é montessoriano" "andou com 8 meses" "nossa meu filho já falava tudo com 9 meses!!" que li pelos
blogs,fóruns,grupos da vida... pensava, "Caramba como posso ser tão péssima assim?".
Agora, que já sou mãe a 2 anos, de 2 crianças, cheguei em um lugar de paz comigo mesma, de aceitação, do mais puro "deboísmo". Não estamos falhando quando não conseguimos cumprir todas as metas que colocamos, ou que colocam para nós, estamos apenas vivendo a realidade, de que cada criança é de um jeito, que temos que utilizar o que está em nossas mãos para conseguir viver BEM.
Precisamos parar de justificar a forma que educamos e criamos nossos filhos, por exemplo "Melhor dar o que ele quer comer do que deixar morrendo de fome..." ninguém tem nada com isso, e não, seus filhos não vão ser doentes, tiranos, marginais, mimados ou algo assim porque chuparam chupeta, ou porque tomaram suco de caixinha uma vez ou outra!
Vamos nos permitir a felicidade, eu como mãe de um menino dificil de comer já chorei muito e meu coração apertava a cada refeição saudável jogada foram, a cada fruta categoricamente recusada pelo meu filho, até que um dia me abri com minha mãe e disse que me sentia muito triste e tinha vontade de chorar todas as vezes que isso acontecia, e ela me disse assim: "Isso não é motivo para se sentir assim, pense em uma mãe que tem um filho com problema de saúde, se ela iria preferir que ele desse o maior trabalho do mundo para comer todos os dias e fosse saudável ou passar mais um dia com o filho na situação de doente?" e isso me conscientizou, nao posso ficar mal por coisas pequenas, coisas de criança! Tenho que dar graças a Deus por eles serem saudáveis.
Não quis comer? Paciência, tento de novo mais tarde!
Tá chorando mas já troquei,amamentei,vi que não está com desconforto... dei chupeta mesmo e ela acalmou e dormiu sossegadinha!
Viu o quiosque do McDonald's e pediu sorvete em um passeio de fim de semana? Legal filhão vamos tomar uma casquinha depois de acabar de brincar no play! A noite come uma sopinha bem saudável (ou não rss) e isso não vai mudar nada em nossas vidas! Só o fato que tivemos um momento feliz!
Mais uma vez, não sou a favor do "tudo pode" nem do "dane-se o certo" , eu acredito sim que devemos tentar sempre o que é mais saudável as nossas crianças, mas a realidade é que nem sempre isso dá certo, e isso não é problema algum!
Vamos levar a maternidade mais DE BOA, se cobrem menos, e se alguém te cobrar manda vir passar um dia no seu lugar, cada um têm sua realidade e ninguém pode te julgar.
Sejamos felizes, a vida passa rápido, se você conseguiu fazer tudo como manda o figurino MEUS SINCEROS PARABÉNS,eu não consegui, e to de boa :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário