Várias vezes me peguei pensando sobre o dia que não amamentaria mais meu filho no peito, batia uma mistura de medo,ansiedade e tristeza. Amamentar é a coisa mais linda e gostosa no ínicio da vida de mãe, uma experiência inesquecível, aqueles olhinhos concentrados, as mãozinhas que procuravam pelo meu cabelo sempre, os pézinhos se mexendo, passando pelos meus braços...e aquela sensação maravilhosa de estar dando o melhor para seu filho!
Desde o primeiro dia o Christian mamou no peito, LM exclusivo até 6 meses quando começou a introdução alimentar e depois disso continuava com peito de manhã,tarde,noite e madrugada.
Até que chegamos aos 8 meses desta forma, e a um bom tempo já vinha ouvindo vários comentários controversos, como por exemplo:
- Tira logo do peito senão depois você não consegue mais!
- É feio criança grande mamando no peito!
E também:
- Dê peito o máximo possível é a melhor coisa para seu bebê!
- Parabéns este é um ato muito lindo!
Eu continuei, não encontrava motivos para parar pois era algo tranquilo para nós dois ainda.
Até que começou a crise... Christian mamava e continuava querendo, esvaziava os peitos e não ficava satisfeito, já ouvi uma vez que leite materno é como uma salada e leite de fórmula uma feijoada... Então obviamente que um menino forte como o Chris iria querer se encher bem para ficar satisfeito!
Mesmo assim continuamos no LM exclusivo, levei ao pediatra e ele me indicou que começasse a complementar pois meu filho tinha um peso na média, mas no mínimo dessa média, ele sempre foi um bebê pequeno, forte mas magro, com dobrinhas mas sempre menor do que os outros bebes da mesma idade.
Na hora não concordei, o pediatra disse que até 9 ou 10 meses seria ideal, após isso ficaria bem dificil mesmo para tirar... achei bem estranho pois a OMS indica aleitamento materno até 2 anos e eu pretendia continuar pelo menos até 1 ano!
Estávamos naquela situação de insatisfação com a quantidade do leite, e comecei a sentir dor ao amamentar novamente, como se estivesse no ínicio... Christian pegava e largava várias vezes,suava, se irritava...
Achei que fosse hora de começar o tal complemento, mas sabia que não ia ser fácil pois esses leites são muito ruins e já fiquei pronta para perder várias latas testando qual ele ia aceitar, bicos e mamadeiras a mil.
Fui no mais indicado, NAN 2, mamadeira comprei uma simples só para começar, a Lilo (foto abaixo)
Fiz bem pouquinho e pedi para que o meu marido desse a ele de manhã logo após ter mamado no peito, sai do quarto e os deixei sozinhos, fui fazer minhas coisas já descrente que ele tivesse tomando mais de 10ml, quando perguntei se ele tomou algo meu marido me mostrou a mamadeira VAZIA. Tomou tudo,sem birra sem choro sem cuspe!
Fiquei pensando se ele tinha fome todos esses dias, pois para tomar aqueles 100ml de uma vez assim, bem, continuei complementando, e as experiências no peito foram ficando cada vez mais difíceis, irritação,calor, e para mim já não estava mais legal também.
Logo o Christian parou de me "escalar" e procurar peito, comecei a dar mais do LA até ficarmos exclusivamente na mamadeira.
Foram 9 meses de aleitamento materno exclusivo, foram maravilhosos, mas a transição foi feita tranquilamente, queria continuar amamentando, OBVIO, mas como vi que fui tudo muito fácil e sem stress decidi não voltar atrás para que não houvesse trauma mais na frente. Pensei em como seria difícil a hora que ele já entendesse melhor as coisas ter que conversar e explicar que não poderia mais.
Na primeira semana já percebi um menino mais ativo e brincalhão, cresceu e se desenvolveu muito, em poucas semanas já quase engatinha pela casa toda.
Claro que o leite materno é a opção mais completa e saudável, porém hoje temos leites de fórmula de excelente qualidade!
Aí vem a outra preocupação: SECAR O LEITE.
Os primeiros dias doeu, empedrou,vazou e muito, morri de medo de mastite!
Voltei a tomar o anti-concepcional que tomava antes da gravidez (Gracial) e no dia seguinte os seios já desincharam e parou de empedrar, já faz 2 semanas mas ainda tenho leite e as vezes vaza!
Acredito que em breve secará por completo.
Assim foi nossa experiência de desmame, graças a Deus muito tranquila e estamos felizes!
Chorei de saudades sim, tive que ficar vários dias sem pensar no assunto para não entristecer, não queria pensar que nunca mais amamentaria o Christian, mas com a ajuda de amigas e família entendi que a vida é assim,fazes vêm e vão, agora se inicia uma nova fase maravilhosa em nossas vidas, e a mamadeira se tornou amiga, nossos momentos de mama continuam repletos de amor e carinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário