Primeiro mês:
Curando a Icterícia
Como já contei neste post aqui o Christian teve a bendita Icterícia quando nasceu, então os primeiros dias em casa foram de muita alegria mas muita atenção também, dando os banhos de sol todos os dias pela manhã e tarde, cada dia que passava eu observava se o amarelado evoluía ou regredia, no começo piorou um pouco ficou até com os olhinhos amarelos (e eu em pânico claro! sem motivos!) mas passados exatos 7 dias sumiu tudo para a alegria e alívio de todos!
Umbigo
O tal de umbigo foi uma novela, todos me diziam que cai com 4, no máximo 7 dias, e passou 7, 10, 15 dias e nada do bixinho cair! O pediatra me disse que era normal para continuar limpando bem com o álcool 70% e NÃO MOLHAR! Oi? Como vou dar banho sem molhar? Confesso que não consegui tal proeza! E cada dia que passava sem cair eu me afingia mais, mamãe de primeira viagem é fogo! Com exatos 18 dias ele acordou com o umbiguinho solto dentro do body! Viva! Enterrei no vasinho de Jasmin como a vovó teria me ensinado rss
Primeiras cólicas
Um leve chorinho no começo da noite, reclamação seguido de punzinhos, assim começaram as "cólicas" que no nosso caso estavam totalmente relacionados com intestino preso do Chris, levando ao pediatra ele disse que realmente disso não teria como fugir e o único remédio que poderia ser passado era a Simeticona.
Ficando acordada
Uma pessoal como eu que nunca tive costume de dormir cedo e acordar cedo têm muita dificuldade em fazer uma mudança tão drástica assim de repente, e o pior para mim era ficar acordar de madrugada amamentando, o sono era algo que me consumia e cheguei e dar um Google algumas vezes em "como não dormir amamentando" (e me assustar com as notícias de mães que derrubaram os bebês porquê dormiram!). A única solução eficaz para mim foi assistir TV, ligava em algo que me prendesse a atenção e ficava, por 40 min amamentando, pelo menos 3 vezes por noite!
Segundo mês:
Noites sem sono:
Ok, não vou reclamar muito pois se o Christian teve 4 crises de dor foi muito, mas quando ocorreram nos deixavam sem força alguma! Ele chorava e fazia "aiaiaiai" era de partir o coração, só dormia se deitasse ele em cima de mim ou depois de muita massagem na barriga que soltava o intestino dele. Tratei de comprar bolsa se sementes, funchicórea, liiiitros de Mylicom mas não tem jeito é como se fosse um ritual de passagem de novas mães, superar as cólicas!
O que eu faço com o meu filho?
Como trabalho em casa, fico o dia inteirinho sozinha com o Christian, e quando ele tinha 2-3 meses não havia muito o que fazer com ele! Tive muita dificuldade em encontrar atividades para entretê-lo e quis evitar a TV ao máximo. Comprei um móbile que tocava musiquinha e isso ajudou bem, que gracinha que era ele adorava os ursinhos!
Saudades dessa coisinha tão pequena!
Colocava em no sofá e cantava muito,fazia caretas,mas chegava uma hora que ficava só no silêncio mesmo, confesso que não tinha assunto rss É uma fase dificil nesse quesito pois eles ainda não riem muito, nem interagem então a gente fica se questionando o tempo todo se estamos estimulando o suficiente,etc...
Terceiro mês
A crise dos 10 dias
Sabe como nem sempre uma fralda bem sujinha de cocô é desejada certo? Comigo não, eu sonhava literalmente em trocar uma fralda suja do meu filho! Todo pum eu corria ver se era cocô! Não, não sou obcecada por cocô nem gostava do cheiro (mesmo que nessa idade seja até cheirosinho rs) mas porquê meu filho passava dias sem fazer! Aos 3 meses passou 10 dias sem nada, e eu tentava de tudo, massagem, supositório,água de ameixa, tudo que possa imaginar! Com 10 dias levei ao pediatra e ele me disse que até 10 dias para bebês que só mamam no peito é normal, então eu questionei "E se ficar mais 5 dias?" e ele disse "Ai você continua esperando".
Caramba que aflição! A barriguinha do Chris já estava super inchada e eu cansada deitei ele no sofá e decidi só parar de fazer ginastiquinha e massagem quando ele fizesse! E fiquei por horas! Mas deu certo, com 11 dias finalmente sujou a fralda (uma não, tive que usar umas 3 e uma toalha de banho que usei pra forrar o sofá tive que jogar fora rs). Passei por essas fases de fraldas "limpas" até os 6 meses! Essa deve ter sido uma das maiores dificuldades que tive neste primeiro ano.
Quinto mês
Congestão nasal
Esta foi outra dificuldade que passei mais de uma vez neste primeiro ano, mas a primeira foi sem dúvidas a pior. O narizinho do meu filho começou a fechar, e para dormir fazia um barulhão, de dia só respirava com a boca aberta, dava uma dó! Não tinha soro fisiológico nesse mundo que liberasse as vias nasais dele, tive que fazer inalação por quase 12 dias seguidos até sarar! Lembro de pedir a Deus em oração todos os dias antes de dormir para que curasse meu filho (e me sentir tão mesquinha em pedir algo tão simples para Deus!), tinha medo de dormir e que ele perdesse a respiração durante a noite (o que nunca aconteceu), fase difícil, muito umidificador,inalador,Rinossoro,etc,etc,etc... Mas passou! Por um tempo...
Sexto mês
Alimentação
A introdução alimentar aqui foi bem tranquila graças a Deus, não tivemos dificuldades nenhuma nisso, o único problema era o intestino preso que persistia, mas agora ele podia comer, então eu dava o mamão direto para ele, e tudo que ia dar pesquisava no google se prendia ou soltava, afinal agora comendo sólidos ficar mais de 1 dia sem cocô já seria problema! Ainda precisava de muita massagenzinha e estímulos para ele fazer, esse problema só parou de vez quando começou a fazer todas as refeições, almoço,lanche e jantar!
Sétimo mês
Sem tempo para nada!
Agora o Chris já comia almoço,janta e lanche,se eu já mal dava conta de todas minhas tarefas antes imagine agora que tinha que conciliar cozinhar 3 vezes por dia! Confesso que pirei um pouco, meti os pés pelas mãos, a casa ficava muito bagunçada (mais do que hoje acredite!) eu ficava muito stressada mesmo e perdia a paciência com as coisas frequentemente. A maioria das vezes não sabia como ia fazer para cozinhar a papinha e cuidar do meu filho ao mesmo tempo, inventei várias estratégias, colocava ele no cadeirão assistindo desenho (o que resolvia por uns 5min até ele se entediar), na cadeira de descanso comendo biscoito de polvilho (que funcionava até o biscoito acabar!) e no final das contas acabava sempre em lágrimas (minhas e do Christian) tirando meu marido do escritório para ficar com ele e conseguir terminar a comida! Que fase...
Truquezinho para conseguir preparar a papinha.
Oitavo mês
Nariz de novo!
A congestão voltou com tudo,mas dessa vez lidei com muito mais calma, já de cara iniciei a inalação e com o tempo passou, mas me lembro de comprar uns 10 vidros de Rinossoro pelo menos, foi longa! Mas passou!
Nono mês
Ele não engatinha?
Então, até o momento não engatinhava! rs Ouvia de várias pessoas a pergunta, e ele nem se arrastava ainda! Fiquei determinada a ensinar ele, passei muitas horas deitada no tapete de EVA do quarto dele chamando atenção com brinquedinhos,incentivando, até que ele começou a se arrastar um pouco, até que ficou bom nisso e parecia o Rambo se arrastando pela casa! rs
Parando de amamentar
Como já contei neste post, com 9 meses ele parou de mamar no peito, e eu chorei, muito,pirei! Primeiro por pensar que nunca mais na vida eu iria viver aquele momento (me dói um pouco até hoje pensar nisso), e segundo porquê meus hormônios ficaram MALUCOS! Fiquei nervosa demais,triste, cheguei a achar que estava em depressão e até comecei a procurar psicologo para me tratar, foi com certeza a fase mais conturbada psicologicamente para mim! Apenas depois de mais de um mês que parei de amamentar as coisas foram voltando ao normal e fiquei mais calma.
Décimo mês
Engatinhando certinho
Com 10 meses ele começou a engatinhar como manda o figurino, sem se arrastar, ai mamãe pira né? Meus dias começaram a se resumir em correr atras dele o tempo inteiro, proteger as quinas, e as tomadas meu Deus as tomadas como ele adora uma! Chão sempre limpo, tapetes pela casa para nao ficar tão frio, olhar o tempo todo se não tem algo perigoso de por na boca! Uma correria só, confesso que isso ainda não mudou quase nada...
Décimo primeiro mês
Organizando uma festa
Meu filho estava um príncipe com 11 meses, me dava pouco trabalho (dentro do normal!) mas aí tive que planejar e executar a festinha dele sozinha! Sim pois eu fiz tudo sozinha, quando sonho e idealizo algo quero que tudo saia exatamente como está na minha cabeça, e para que isso aconteça, só fazendo tudo eu mesma... Foi aí que eu descobri como é complicado conciliar trabalho,casa,bebê e festa! Foi tudo muito corrido, algumas vezes tive que deixar o Christian com a avó (não eu nunca tinha deixado ele com ninguém antes, sou um alien rss isso é assunto para um outro post!) e também algumas noites até 2 da manhã fazendo a decoração, etc... O dia da festa então foi corrido demais, montar o salão,cuidar do bebê,receber as visitar,me arrumar,arrumar ele! Mas tá, não vou reclamar! Correria mais gostosa que têm!
Devo confessar que me saí melhor do que eu esperava nesse primeiro ano como mãe, afinal eu nunca tinha feito uma mamadeira ou trocado uma fralda na vida! Mas sim tive momentos em que chorei, me senti uma péssima mãe, quis sair correndo, acho que no final do dia o que precisamos mesmo é nos perdoar e perceber o quão forte somos pois ser mãe é uma tarefa que exige 100% de nós, é sangue,suor e lágrimas!
Mãe é bixo forte, não é tarefa pra quem é fraquinha não, e eu que me achava fraca percebi que não sou mais.
Muito bom seu blog, adorei. Encontrei ele através do EF e estou seguindo. Parabéns.
ResponderExcluirSiga o meu também, comecei agora, mas pretendo postar muita coisa legal :) http://pluftboom.blogspot.com.br/